Megalitismo


 

 
Megalitismo
Indícios dos primeiros habitantes humanos no Concelho
 

 


O Concelho de Reguengos de Monsaraz, geologicamente manchado de afloramentos graníticos e de rochas metamórficas xistosas oferece, perante esta abundância de materiais de construção, grande riqueza e variedade de monumentos megalíticos. É esta a razão pela qual, ainda hoje em dia, podemos apreciar no Concelho de Reguengos de Monsaraz cerca de 150 achados arqueológicos deixados pelos nossos antepassados. 

Encontramos nesta região megálitos de todos os tipos didácticos: antas, menires (isolados ou em grupo) e cromeleques, podendo considerar-se alguns destes monumentos belos e interessantes exemplares da pré-história europeia, o que vem confirmar que esta parte de Portugal é habitada há mais de 5000 anos.

Ao percorrer o Concelho, não é incomum “tropeçar” num dos muitos vestígios e monumentos megalíticos que nos foram deixados pelos primórdios da Humanidade nesta região, alguns deles merecedores de destaque a nível europeu, como o menir do Outeiro, também conhecido por “Penedo Comprido” ou o grandioso cromeleque do Xerez, constituído por 50 menires de granito e que nos transporta para outras eras de culto aos Deuses e à natureza.

Damos assim destaque a alguns dos “marcos” megalíticos de maior notoriedade no Concelho.