A Praia Fluvial de Monsaraz, situa-se no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior longe do mar e aliando as ofertas já existentes no concelho de Reguengos de Monsaraz, à primeira praia fluvial da albufeira de Alqueva.
A Praia Fluvial de Monsaraz tem todas as caraterísticas de ambientais, de segurança e de conforto necessárias para conseguir o galardão Bandeira Azul deste a data da sua abertura na época balnear de 2017.
Assim, a primeira praia fluvial com Bandeira Azul da albufeira de Alqueva oferece aos seus visitantes e utentes um conjunto de infraestruturas pensadas para serem acessíveis por todos, conquistando o galardão de Praia + Acessível 2017.
Contactos úteis
Praia com Segurança (Nadador Salvador) (+351) 910 223 463
GNR Telheiro (+351) 266 557 151
GNR Reguengos de Monsaraz (+351) 266 509 380
Bombeiros Reguengos de Monsaraz (+351) 266 502 228
Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz(+351) 266 509 150
Hospital Central de Évora (+351) 266 740 100
Número Europeu de Emergência: 112
Município de Reguengos de Monsaraz
Tel. +351 266 608 040 (dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30)
geral@cm-reguengos-monsaraz.pt
www.cm-reguengos-monsaraz.pt
Este local dispõe de livro de reclamações.
Programa Praia Acessível
Programa Praia Acessível (visitar o site do INR)
O Programa Praia Acessível – Praia para Todos pretende que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
A Praia Fluvial de Monsaraz procura garantir as condições de acessibilidade e usabilidade que proporcionem conforto, segurança, dignidade e autonomia aos utentes com mobilidade condicionada que a visitem: pessoas que se desloquem em cadeira de rodas ou com ajudas de marcha e pessoas que tenham outras limitações de mobilidade, como por exemplo, idosos, grávidas, crianças e pessoas de baixa estatura, pessoas com carrinhos de bebé, etc.
Na praia existe uma rede de percursos pedonais acessíveis, interligados, sem interrupções que proporciona o livre acesso aos utentes com mobilidade condicionada a espaços e equipamentos como a passadeira flexível no areal. A zona do areal tem um desnível de 8% até à frente de água. O percurso pedonal acessível termina a cerca de 3 metros da frente de água.
Existe ainda uma zona de conforto para mobilidade condicionada com sombra e piso firme adjacente a este percurso pedonal.
Existem também duches e lava-pés acessíveis, bem como cafés e bares de praia com serviço de mesa.
Espaços e equipamentos acessíveis:
Instalações sanitárias adaptadas;
Local de prestação de primeiros socorros adaptado que funciona durante o normal horário de funcionamento na época balnear;
Zona de ensombramento para mobilidade condicionada.
Nadador salvador e apoio ao banho:
A zona balnear encontra-se vigiada, nos seus 150 metros de frente de praia, por nadador salvador durante a época balnear e no horário de funcionamento das 09h00 às 19h00.
Existe também serviço de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida, bem como equipamentos como:
Este serviço encontra-se sempre disponível durante o horário de funcionamento da praia na época balnear estando situado junto à zona de conforto com sombra.
Código de Conduta na Praia Fluvial de Monsaraz
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, consciente do seu papel na contribuição para um futuro sustentável, disponibiliza os equipamentos e meios necessários para garantir a preservação e proteção do ambiente.
É fundamental que todos participem e contribuam neste projeto.
Assim, não se esqueça:
Cuidados a ter na Praia
Utilize um protetor solar adequado à sua pele e aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol, para que tenha tempo de penetrar na pele;
Proteja-se do sol com chapéu e use óculos escuros que ofereçam uma proteção eficaz;
Evite a exposição aos raios solares mais fortes, entre as 11h e as 16h30;
Tome cuidado mesmo quando o tempo está encoberto, porque as radiações atravessam as nuvens;
Beba líquidos com frequência, pois ajudam a hidratar o corpo e a pele;
Vigie de forma atenta e permanente as suas crianças;
Pratique desporto apenas nas áreas determinadas para o efeito. Não incomode, nem ponha em perigo a sua vida e a dos outros;
Respeite os diferentes usos da zona balnear, de forma a não perturbar os outros banhistas.
Regras de Segurança
Depois das refeições, espere pelo menos 3 horas para entrar na água;
Evite tomar banho nas zonas sem assistência a banhistas;
Preste atenção aos sinais das bandeiras de segurança;
Respeite as instruções dos nadadores-salvadores. A praia encontra-se vigiada, em toda a sua área e durante a época balnear, das 9:00 às 19:00;
A praia possui equipamentos e posto de primeiros-socorros, aberto das 9:00 às 19:00;
Evite afastar-se muito das margens;
Preste atenção aos fundos rochosos e irregulares.
Preserve a Natureza
A praia é um bem público, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a ela;
Coloque os resíduos nos recipientes apropriados e disponíveis à entrada do passadiço e no areal. Colabore ao separar os resíduos;
Não leve animais de estimação para a praia, exceto cães guia ao serviço de invisuais ou surdos;
Não alimente aves ou peixes em estado selvagem;
É interdito o sobrevoo desportivo por meios aéreos;
Não acampe nem faça fogueiras na praia;
É proibido o uso de fogo-de-artifício e explosivos;
Não circule com viaturas na praia;
Preserve os sons naturais. Evite o ruído;
Colabore na conservação do espaço envolvente. Utilize os acessos devidamente assinalados;
É proibida a permanência de barracas, guarda-sóis, autocaravanas, com finalidade de acampamento no areal e nas áreas da praia;
É proibido o comércio, a prestação de serviços e a realização de eventos na praia sem que exista licenciamento prévio devidamente autorizado;
É proibido o estacionamento de veículos fora dos limites dos parques de estacionamento.
O Programa Bandeira Azul
Programa Bandeira Azul (visite o site)
O Programa Bandeira Azul é um Programa de educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).
Tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio ou marinas e embarcações ecoturísticas que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, informação e de sensibilização do público, a qualidade da água balnear, a gestão ambiental da praia/marina7embarcação, segurança e serviços e responsabilidade social.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre e incentivar a realização de ações condicentes à resolução dos problemas aí existentes.
A ABAE implementa outros programas da FEE que colaboram entre si com o objetivo de educar para a sustentabilidade como é o caso do programa Green Day que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam as boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.