Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal®
O galardão de Cidade Europeia do Vinho 2015 atribuído pela RECEVIN a Reguengos de Monsaraz deu-nos a possibilidade de pensar e definir as linhas estratégicas para a vitivinicultura, reconhecendo a sua importância no panorama das economias locais, regionais e nacionais. Assumimos o Vinho e os seus Territórios como alavanca para uma promoção conjunta do setor agrícola e da valorização das suas potencialidades. Entendemos que esta aposta na vitivinicultura valoriza uma economia assente nos recursos endógenos, procurando um posicionamento mais competitivo e promovendo, desta forma, a internacionalização da economia local e regional.
Nas palavras de José Roquette, administrador da Herdade do Esporão, com a Cidade Europeia do Vinho 2015 "deixámos ficar uma marca". É esta a marca que pretendemos capitalizar.
A consolidação de todo o trabalho realizado em 2015 materializou-se através da criação da marca registada Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal®. Esta marca é a forma que temos de assumir o compromisso de continuar a trabalhar na promoção dos Nossos Vinhos e do Nosso Território.
A marca Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal® assume um caráter transversal, procurando uma articulação entre a vitivinicultura e um conjunto diverso de atividades económicas, nomeadamente o turismo e as indústrias culturais e criativas. A promoção nacional e internacional da Nossa Região, caraterizada por uma oferta turística diferenciada, pretende desencadear sinergias entre os diversos setores.
O nosso território e as nossas gentes são o nosso principal recurso, são os construtores de um destino com identidade, fundamental para a promoção territorial e para a valorização do nosso património.
Não é possível contar a Nossa História sem que os vinhos assumam um papel central. A arte ancestral da produção do vinho chegou até aos nossos dias, fruto da experiência das diversas gerações que a este ofício se têm dedicado.
As vinhas dão um sentimento muito forte às nossas planícies, a paisagem que individualiza este território é uma marca que nos carateriza enquanto Alentejanos; a Vinha e o Vinho são referências intrinsecamente ligadas à nossa identidade cultural.
O Alentejo assume um papel de liderança nacional na produção vitivinícola, quer pelo número de hectolitros produzidos, quer pela qualidade e excelência dos seus vinhos, que são reconhecidos nacional e internacionalmente. Sendo que o vinho assume um papel determinante na economia desta Região, apresentando-se, também, como elemento construtor da identidade de um povo, acreditamos que a marca Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal® se reverá determinante para toda a Região.
Num Concelho que produz anualmente 30 milhões de litros de vinho de elevada qualidade, o ano 2015 foi um marco decisivo para a definição estratégica do caminho a percorrer. Foram mais de 150 eventos, meio milhão de pessoas estiveram connosco e os Nossos vinhos chegaram a mais de 3 milhões de pessoas em todo o Mundo, é este o trabalho que queremos continuar….
Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal® é uma Região Vitivinícola que se continuará a projetar cada vez mais em Portugal e no Mundo!
Cidade Europeia do Vinho 2015
Reguengos de Monsaraz foi eleita Cidade Europeia do Vinho no ano 2015.

Em 2015, Reguengos de Monsaraz foi o centro europeu da celebração vitivinícola. A RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho) escolheu esta localidade alentejana para ser a Cidade Europeia do Vinho 2015.
A decisão foi tomada no dia 24 de novembro, em Jerez de la Frontera (Espanha), que durante o ano de 2014 foi a detentora do título. A deliberação do júri só aconteceu à segunda volta, após um empate na primeira ronda. Para além de Reguengos de Monsaraz, que tem como parceiros os municípios de Évora e de Elvas, havia mais duas candidaturas na corrida: a região da Bairrada e os vinhos verdes Alvarinho, de Monção e Melgaço.
A programação da Cidade Europeia do Vinho 2015 arranca oficialmente a 21 de fevereiro com a realização da Gala Anual da Cidade Europeia do Vinho, aquando da passagem do testemunho. O ano de 2015 será de intensa atividade para afirmar a importância da produção vitivinícola da região, atestar a qualidade dos vinhos aqui produzidos e divulgar as potencialidades turísticas e económicas associadas ao Património Cultural Material e Imaterial, que confere toda a singularidade a este concelho alentejano.
Da agenda anual destacam-se também a realização de congressos, seminários, encontros, estágios para jovens viticultores europeus, ações de promoção nacionais e internacionais, a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FITUR (Madrid), na WTM (Londres), no ITB (Berlim), na ABAV (Brasil), em diversas embaixadas e também em mercados emergentes, como a Polónia e a Rússia. No início de 2015, será inaugurado o espaço "Vinho com Arte", no Palácio Rojão, para exposição, promoção e venda de vinhos do Concelho.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que esteve acompanhado em Espanha pelo Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e pelo Presidente da CARMIM, Miguel Feijão, afirma que "é uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida, pois foi a mais competitiva luta pela organização da Cidade Europeia do Vinho desde que existe este evento, pelo que devo manifestar uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os colegas das outras candidaturas que pela sua elevada qualidade dignificaram ainda mais a vitória de Reguengos de Monsaraz". O autarca considera que "agora teremos uma grande responsabilidade de fazermos uma boa programação durante o ano, pois esta distinção europeia será muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de toda a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo".
Reguengos de Monsaraz é mundialmente conhecido pela sua tradição vitivinícola e é responsável por um terço do total da produção de vinho apto de Denominação de Origem de todo o Alentejo, que, por sua vez, representou 43% do volume de vendas da quota de mercado comercial nacional total, em 2013.