Brigada Verde
"Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" no concelho de Reguengos de Monsaraz
O Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» promove práticas de voluntariado no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu a esta iniciativa com o programa "Brigada Verde", que tem como objetivos a vigilância móvel e fixa do território do concelho de Reguengos de Monsaraz e a limpeza e manutenção de equipamentos florestais de recreio e da praia.
Esta ação prevê um período de 90 dias de vigilância de forma ininterrupta, de 02 de julho a 29 de setembro de 2018.
Objetivos
Limpar o Parque de Merendas de Campinho
Limpar o Parque de Merendas de Campinho e informar, mediante chamada telefónica, as autoridades competentes, aquando da existência de um foco de incêndio.1 equipas com 2 voluntários: entre 02 de julho a 29 de setembro ininterruptamente, entre as 9h e as 14h;
Local: Parque de Merendas de Campinho
Horário: 9h00-14h00 (5 horas)
Competências: Capacidade de se organizar e ser responsável, gerir obstáculos e avaliar resultados numa perspetiva de participação social e cívica.
Perfil: Jovens entre os 18 e os 30 anos
Vigilância fixa na Torre de Menagem em Monsaraz
Vigiar o território, na Torre de Menagem em Monsaraz e informar, mediante chamada telefónica, as autoridades competentes aquando da existência de um foco de incêndio.1 equipa com 2 voluntários. entre 02 de julho a 29 de setembro ininterruptamente, entre as 14h e as 19h;
Local: Torre de Menagem
Horário: 9h00-14h00 (5 horas)
Competências: boa fluência verbal e capacidade de ler cartografia.
Perfil: Jovens entre os 18 e os 30 anos
Vigilância móvel a pé ou de bicicleta
Vigiar o território, a pé ou de bicicleta e informar, mediante chamada telefónica, as autoridades competentes aquando da existência de um foco de incêndio. um dia por freguesia, de forma rotativa com circuitos definidos – 1 equipa com 2 voluntários: entre 02 de julho a 29 de setembro ininterruptamente, entre as 9h e as 14h;
Local: Todo o Concelho
Horário: 9h00-14h00 (5 horas)
Competências: Boa fluência verbal, capacidade de ler cartografia, possuir bicicleta caso se aplique, aptidão para realizar caminhadas e andar de bicicleta e conhecimento do código da estrada.
Perfil: Jovens entre os 18 e os 30 anos
Limpar a Praia Fluvial de Monsaraz
Limpar a Praia Fluvial de Monsaraz e informar, mediante chamada telefónica, as autoridades competentes, aquando da existência de um foco de incêndio.1 equipas com 2 voluntários cada: 02 de julho a 29 de setembro ininterruptamente, entre as 9h e as 14h;
Local: Praia Fluvial de Monsaraz
Horário: 9h00-14h00 (5 horas)
Competências: capacidade de se organizar e ser responsável, gerir obstáculos e avaliar resultados numa perspetiva de participação social e cívica.
Perfil: Jovens entre os 18 e os 30 anos
Voluntários
Os voluntários serão dotados dos seguintes equipamentos: binóculos, lupa e telemóvel com aplicação GPS, bem como o pagamento de 10€/dia.
Os voluntários terão ainda formação específica por parte do GTF do Município de Reguengos de Monsaraz, do IPDJ, da GNR, do ICNF, dos BVRM e da Proteção Civil.
Quem pode ser voluntário/a
Jovens que reúnam os seguintes requisitos:
a) Residentes em Portugal;
b) Idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, inclusive;
b) Condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.
Em alguns projetos, devido à natureza das tarefas, pode, para além do preenchimento destes requisitos, ser necessário reunir competências especificas, para que sejas selecionado/a.
Inscrições
As inscrições realizam-se até 10 dias antes do início do projeto, na Plataforma https://programas.juventude.gov.pt/florestas
Os/As jovens, no início do projeto, apresentam uma Declaração, devidamente assinada, sob compromisso de honra, da inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente.