O
Município de Reguengos de Monsaraz aprovou no dia 29 de setembro a adesão à
Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Reguengos de Monsaraz é um
dos primeiros municípios do Alentejo a aderir à agência de promoção turística,
após a aprovação da proposta, por unanimidade, no dia 14 de setembro na Reunião
de Câmara e ontem pela Assembleia Municipal.
Esta
entidade foi uma das
principais parceiras da Cidade Europeia do Vinho 2015, distinção que foi
atribuída a Reguengos de Monsaraz pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do
Vinho, tendo apoiado a autarquia na divulgação do evento nos mercados externos.
Com o contributo da agência de promoção, os vinhos produzidos em Reguengos de
Monsaraz foram promovidos em várias feiras internacionais, como a FITUR
(Madrid), a ITB (Berlim), a ABAV (São Paulo) e a World Travel Market (Londres),
mas também em representações diplomáticas no exterior e com jornalistas estrangeiros
especializados em enoturismo que realizaram reportagens sobre o concelho e a
Cidade Europeia do Vinho 2015.
José
Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que
“através desta parceria, para além do sector do vinho, vamos também divulgar
nos mercados internacionais as potencialidades turísticas do concelho, como a
vila medieval de Monsaraz, o Grande Lago Alqueva, o Centro Oleiro de S. Pedro
do Corval e todo o artesanato da região, a gastronomia e as dezenas de unidades
de alojamento que somam 650 camas turísticas, os mais de 150 monumentos
megalíticos, entre outras”.
Vitor
Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, expressou a sua
satisfação, afirmando: “Saúdo a adesão do Município de Reguengos de Monsaraz à
Agência de Promoção Turística do Alentejo, entidade responsável pela promoção
da região nos mercados externos. Com esta adesão, os ativos turísticos do
concelho serão alvo de uma atenção especial nas ações de divulgação externa da
região, nomeadamente no que concerne à realização de visitas de imprensa e de
operadores turísticos, assim como o Município passa a ter uma participação nas
diferentes iniciativas promovidas pela Agência. O trabalho que vem sendo
efetuado na internacionalização do concelho de Reguengos de Monsaraz, em áreas
tão diversas como o turismo e património, de que se destaca a vila medieval de
Monsaraz, as atividades ligadas à Albufeira de Alqueva e o setor agrícola,
sobretudo no que respeita aos vinhos e azeites, passam a ser alvo de uma
promoção concertada e valorizadora dos recursos do concelho, atraindo para ele
novas oportunidades de negócio”.
A Agência Regional de Promoção Turística
do Alentejo é constituída por entidades públicas regionais e empresas do sector do turismo. Esta
entidade tem como objetivo a promoção turística do Alentejo como destino
turístico em todos os mercados externos, bem como a informação e o apoio aos
turistas.
A
agência de promoção regional participa nos principais certames turísticos,
efetua campanhas publicitárias da marca Alentejo, organiza visitas com
jornalistas e de prospeção e de familiarização com operadores turísticos. A sua
atividade integra também a realização de workshops e roadshows com empresas,
identifica e promove novas oportunidades de negócio, monitoriza a atividade
turística na região ao nível dos mercados externos e é responsável pelos
suportes promocionais do destino e das empresas.