Medidas preventivas com vista à contenção do novo coronavírus. Acesso aos cemitérios entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2020. Edital Covid-19 n.º 21 de 26/10/2020.
Perante a atual evolução em Portugal do surto do novo Coronavírus (COVID-19), e na sequência da situação de Calamidade em vigor até às 23:59 horas do dia 31 de outubro, determina-se que sejam cumpridas as seguintes medidas e orientações no que respeita ao acesso aos cemitérios:
Acesso aos cemitérios no concelho de Reguengos de Monsaraz
Os horários de funcionamento dos cemitérios no concelho de Reguengos de Monsaraz serão fixados pelas entidades responsáveis pela sua gestão (Juntas de Freguesia), as quais procederão à sua divulgação junto das populações pelos meios adequados.
As entradas nos cemitérios deverão ser feitas de forma faseada, de maneira que esteja dentro das instalações, em cada momento, um número reduzido de pessoas. Deverão, ainda, ser cumpridas as seguintes regras:
a) Só deverão entrar, em simultâneo, duas pessoas por cada campa e permanecer o tempo estritamente necessário, com o máximo de 30 minutos, para proceder ao culto, limpeza e asseio das campas;
b) Desinfeção obrigatória das mãos, com gel desinfetante, à entrada e à saída;
c) Uso obrigatório de máscara e luvas;
d) Proibição de partilha de objetos de limpeza, devendo cada pessoa levar os seus próprios utensílios;
e) Deverão ser cumpridos os circuitos especificas de entrada e saída no interior dos cemitérios, de modo a evitar proximidade entre os visitantes;
f) Deverá ser mantido o distanciamento social mínimo recomendado pela Direção-Geral de Saúde (2 metros).
g) É recomendável que se evitem as deslocações aos cemitérios de pessoas pertencentes aos grupos mais vulneráveis;
Mais se informa que outras situações serão analisadas caso a caso, em função da evolução da pandemia e das orientações da Direção Geral da Saúde.
A autarquia de Reguengos de Monsaraz apela à população para que respeitem as normas de segurança face à Covid-19, para que seja possível aos reguenguenses honrar, como é tradição, a memória dos entes falecidos.